18/10/2019 17h30

SEDH e TJES promovem encontro para debater o enfrentamento das desigualdades de gênero

Na próxima segunda-feira (21), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, promovem o encontro “Promoção de Justiça Social – O Enfrentamento às desigualdades de gênero no Espírito Santo”.

O evento, que será realizado no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, localizado na Rua Desembargador Homero Mafra, 60, na Enseada do Suá, em Vitória, deverá reunir profissionais da política de assistência social, saúde, educação, segurança pública, gestores municipais, conselhos municipais e movimentos de mulheres. A abertura será realizada pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e pela juíza Hermínia Maria Silveira Azoury.

A programação tem início às 13h e contará com cinco palestras. A segunda delas, prevista para às 14h30, será com a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Juliane Barroso, sobre “Políticas Públicas e a promoção de igualdade de gênero no Espírito Santo”.

“Na oportunidade, irei apresentar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que foi recentemente institucionalizado pelo Governo do Estado, e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Esses são os documentos norteadores para a construção e elaboração das políticas públicas no Estado e também nos municípios”, adiantou a subsecretária.

Também participarão com palestras as secretarias de Estado de Assistência Social e Saúde e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).

O encontro, que está previsto para terminar às 17h, é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Confira abaixo a programação completa:

13 – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h – Trecho do documentário “O silencio dos homens”

14h10 – Painel I: Conjuntura internacional e nacional e as mulheres

14h30 – Painel II: Políticas Públicas e a promoção de igualdade de gênero no Espírito Santo

14h50 – Painel III: A rede de proteção sócio assistencial à mulher vítima de violência

15h10 – Painel IV: A importância das notificações para promoção e efetividade das políticas públicas

15h30 – Painel V: A urgência da capilaridade das políticas para as mulheres

16h – Plenária