29/03/2021 12h33 - Atualizado em 29/03/2021 12h34

SEDH divulga informativo sobre canais de denúncia de casos de violência contra as mulheres

Em conformidade com o Decreto nº 4848-R, o Espírito Santo segue mais uma fase de quarentena por causa do novo Coronavírus (Covid-19), com medidas que culminam no isolamento social para o enfraquecimento do contágio. Entretanto, a Secretaria de Direitos Humanos entende que este é um período em que os casos de violência contra as mulheres podem aumentar, pois elas podem estar confinadas em casa com seus agressores. Confira o informativo completo na galeria abaixo.

Pensando nisso, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres elaborou materiais informativos sobre como as mulheres podem denunciar casos de violência sem sair de casa. As orientações também valem para vizinhos e parentes que souberem das situações.

“No ano passado, no início da pandemia, fizemos um trabalho de divulgação dos canais de denúncia para ajudar as mulheres que estavam sofrendo algum tipo de violência, em uma época em que a maior recomendação era o isolamento social. Informadas dos canais por telefone e internet, elas não precisariam sair de casa. Essa ação se manteve, mas agora, com o retorno das medidas de quarentena, sentimos a necessidade de reformulá-la e intensificar a divulgação. Muito importante que a sociedade como um todo se aproprie dessas informações e se implique no processo de enfrentamento à violência e na proteção da vida das mulheres. Caso tome conhecimento de algum caso, acione os canais de socorro. Definitivamente, o uso correto da informação pode salvar vidas”, explicou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso.

O material informa os números de telefone que podem ser acionados em casos de emergência e para informações, além de canais virtuais, como o registro de Boletim de Ocorrência On-line e a ferramenta SOS Marias, do aplicativo 190 ES.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou que as ações de prevenção à violência estão instituídas no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e no Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.

“Ao lado de outras ações, que são articuladas com diversas Secretarias do Governo, seguimos o que está instituído no Plano Estadual de Políticas para Mulheres e no Pacto. Recentemente, o Governo do Estado também lançou a ferramenta SOS Mulheres, que vem para somar nessa luta e também está presente na nossa campanha. Assim, vamos avançar ainda mais na proteção das mulheres capixabas”, disse.

SOS Marias

O SOS Marias é uma nova funcionalidade disponibilizada dentro do aplicativo 190 ES, direcionada a mulheres que sofrem violência doméstica. Foi lançado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Agora, as vítimas podem fazer o acionamento emergencial da Polícia Militar sem a necessidade de atendimento pelo call center, visando os casos de mulheres em situação de violência que não podem, por ocasião do fato, solicitar o apoio de uma viatura policial discando para o 190.

Como funciona: primeiramente, deve-se baixar o aplicativo 190 ES e fazer o cadastro. Quando houver necessidade, ao acionar o botão SOS Marias, os campos relativos à localização da solicitante (município, bairro, logradouro e número do logradouro) serão preenchidos automaticamente através da localização do aparelho celular por GPS.

Posteriormente, basta clicar no botão de solicitar viatura, que será gerada uma ocorrência diretamente para a tela do computador Despachador de Recursos Operacionais da Polícia Militar, que atua dentro do Ciodes.

Com isso, automaticamente, o oficial responsável pelo envio da radiopatrulha fica ciente de que se trata de uma ocorrência de violência doméstica e providencia o despacho do recurso mais próximo, no menor tempo possível.