26/04/2019 10h40

Sedh aposta em formação continuada para servidores e população em geral

Com o objetivo de levar conhecimento sobre os mais diversos assuntos que estão relacionados aos direitos e liberdades básicas de todo e qualquer indivíduo, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) tem apostado na realização de formações continuadas para servidores e servidoras da pasta. São palestras educativas, que também são abertas ao público em geral.

Atualmente, a Secretaria conta com o Ciclo Formativo em Direitos Humanos, que realiza o seu terceiro encontro nesta sexta-feira (26), com temática indígena. O encontro tem como tema “Indígenas e Direitos Humanos”, que será ministrado pelo cacique Marcelo Guarani, da Aldeia Nova Esperança, de Aracruz.

Também será oferecido o Workshop em Políticas Sobre Drogas, que acontece, a princípio, no decorrer do primeiro semestre deste ano e o próximo evento será na próxima sexta-feira, dia 03 de maio. A médica psiquiatra, Melina Silva Cruz, vai ministrar palestra com o tema “Abc das drogas: espécies, classificações, ação das drogas no organismo, tipos de usuários e o processo de dependência química”.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância destas iniciativas. “A ideia é promovermos uma formação continuada sobre Direitos Humanos no intuito de fortalecer o conhecimento de nossas servidoras e servidores com relação ao tema e também levar novos conhecimentos a quem tiver interesse em participar. Acredito também que a informação pode contribuir para a transformação da nossa atual realidade, marcada por preconceito e discriminação, principalmente, por mulheres, negros, LGBTs, indígenas, população em situação de rua, idosos, entre outros grupos sociais”, destacou.

Para participar dos cursos, não é necessária prévia inscrição. Todos os eventos são realizados no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. Além dos cursos e palestras, a Secretaria lançou também uma campanha educativa para a sua página no Facebook (@DireitosHumanosES) com o nome “Vamos falar sobre Direitos Humanos?”.

Dúvidas, conceitos e leis que garantem e protegem direitos de todas e todos serão alguns dos assuntos abordados. “À medida que as pessoas – incluindo nossos servidores e servidoras – conhecem o que são, de fato, os direitos humanos, elas se apropriam do assunto e passam também a lutar por eles e a disseminá-los em diferentes ambientes sociais”, pontuou a secretária.

Ciclo Formativo em Direitos Humanos

O projeto teve início no dia 13 de fevereiro – com pouco mais de um mês de início de gestão –, com a palestra do ex-ministro de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, seguido pelo bate-papo sobre Direitos da Mulher, com a cientista social Daniela Rosa, em 09 de abril.

Workshop Políticas Sobre Drogas

O workshop, que tem à frente a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, teve início no dia 12 abril com a palestra “Drogas e controle social: um histórico da criminalização e do modelo da guerra”, comandada pelo assessor especial da Sedh e mestre em Ciências Criminais, Saulo Salvador Salomão. Esta foi a primeira das oito capacitações que serão realizadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh