14/09/2023 17h49 - Atualizado em 15/09/2023 14h39

Representantes de Secretaria Nacional de Juventude visitou CRJ Aracruz nesta quarta-feira (13)

Foto: Layane Crispim

O secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos, acompanhado de  uma comitiva de Brasília, visitou, na tarde desta quarta-feira (13), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz, no centro da cidade de Aracruz, para conhecer de perto o principal projeto de prevenção e combate à violência do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O secretário e a comitiva conheceram o CRJ, que conta com teatro, sala de costura, salão de beleza, sala de computadores para trabalho, estudo e lazer,  espaço de lutas marciais, videogame, entre outros. O equipamento atende a jovens de 15 a 24 anos de toda o município, com a realização de cursos, oficinas de geração de renda, passeios, além da construção de planos de vida e de carreira, um trabalho feito com uma equipe psicossocial.

O CRJ Aracruz integra uma rede com outras 13 unidades em dez cidades do Espírito santo e realizou no município 28.527 atendimentos, de junho de 2022 a junho deste ano. O projeto do Governo do Estado, implementado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi destaque na 17ª Cúpula Internacional de Direitos Humanos da Juventude, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e no III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, que ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, ambos realizados este ano.

“Quando o sonho de um jovem é sufocado, é sufocada também os sonhos e utopia da sociedade. Quando eles econtram espaços para florecer, toda sociedade florece junto. Estamos muito orgulhosos de toda a política que está sendo feita em Aracruz e no Espírito Santo”, afirmou o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

“O CRJ é um espaço feito com as juventudes e para elas. Acreditamos e investimos na potência da juventude capixaba, que é uma juventude que luta e que, junto com esse governo, está trazendo conquistas históricas. Conquistamos juntos o maior legado de políticas públicas desse Estado com o Plano Estadual das Juventudes, o Fundo Estadual da Juventude e com os CRJs, prestam serviços inéditos no Espírito Santo”, disse a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.


A comitiva foi composta pela secretária Nacional Adjunta de Juventude e vice-presidenta do Conselho Nacional de Juventude, Jessy Dayane; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Layane Carvalho; o diretor da SNJ, Guilherme Barbosa; o coordenador-geral da SNJ, Wesley Costa; e os assessores da SNJ, Lucas Pretti e Miguel Intra. Várias autoridades de Aracruz acompanharam a visita.

CRJ Aracruz

O CRJ Aracruz oferta serviços de qualidade às juventudes do município. O equipamento está localizado na Rua Quintino Loureiro, nº 234, no Centro da cidade de Aracruz. O imóvel, cedido pela Prefeitura do município, tem três pavimentos, com salas multiuso, de dança, espaços de convivência, laboratório de informática, espaço para a prática de esportes e teatro anexo para atender os jovens de 15 a 24 anos.

Gratuitamente, eles podem fazer cursos, oficinas para geração de renda, usar espaços para trabalhos coletivos ou estudo, além de utilizar  laboratório criativo. O CRJ também oferta auxílio-transporte, passeios, entre outros.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ de Aracruz é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard