02/07/2024 11h31

Profissionais da Sesa participam de capacitação para ampliar o uso da Central de Intermediação em Libras

A Rede de Urgência e Emergência (RUE), da Secretaria da Saúde (Sesa), promoveu, na última quinta-feira (27), o encontro para ampliar o conhecimento sobre a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em espaços da saúde, por meio do uso da Central de Intermediação em Libras (CIL-ES). Com apoio da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), os profissionais puderam conhecer mais sobre o serviço.

A CIL é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de videochamada, de forma gratuita. O dispositivo digital funciona em todo o território do Espírito Santo.

“A ideia é que a CIL esteja presente em todos os ambientes e serviços públicos municipais ou estaduais, principalmente educação, saúde e assistência. E quem está na ponta trabalhando consegue fazer melhor a detecção de onde a presença da Central é mais demandada”, pontuou a gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, da SEDH, Maristela Lugon.

Durante o encontro, os profissionais puderam conhecer como são feitos os atendimentos, como solicitá-los e ainda puderam conhecer mais sobre a comunidade surda e a importância da Libras, com uma apresentação mediada pelo representante da empresa Icom, plataforma responsável pelo projeto, Joanderson Santos.

Estiveram presentes, além da Urgência e Emergência, profissionais que atuam nas subsecretarias de Vigilância, Regulação, da Ouvidoria e dos Recursos Humanos. A reunião foi um dos pontos de apresentação do “Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência do Espírito Santo”, que se reúne mensalmente.

“Trouxemos as principais áreas de atendimento ao público da saúde, com a nossa rede de Urgência e Emergência, para podermos capacitá-los e ampliar a importância e a presença da CIL em nossos serviços. É importante que a saúde esteja sempre em consonância para garantir o acesso integral ao Sistema Único de Saúde (SUS) a todos”, destacou a referência da Rede de Urgência e Emergência, Júlia Zanon.

 

Sobre a CIL-ES

A Central de Intermediação em Libras é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de videochamada, de forma gratuita. O dispositivo digital funciona em todo o território do Espírito Santo.

O serviço pode ser utilizado para a prestação de informações sobre atividades públicas, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas usuárias de Libras. Ele funciona 7 dias por semana, 24h por dia.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras