Obras do primeiro Centro de Referência das Juventudes (CRJ) em Vila Velha entram na reta final
As obras do primeiro Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que vai funcionar em Terra Vermelha, Vila Velha, estão na reta final. Em breve, o primeiro equipamento público do Governo do Estado de serviços especializados para jovens começará a funcionar para criar oportunidades de integração social e reduzir os índices de violência.
O CRJ será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 29 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, fazer passeios fora do território, entre outros. Os serviços prestados serão nas áreas de Cultura, Lazer, Empreendedorismo e Direitos Humanos.
O CRJ em Terra Vermelha está localizado na esquina entre as Ruas Itaguaçú e Barra de São Francisco. O imóvel está em fase final de pintura, decoração e montagem de equipamentos.
“Este será um presente para as juventudes, que celebram neste mês todas as suas potencialidades. O CRJ em Terra Vermelha é a primeira de 14 entregas que faremos nos territórios do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã. Em breve, vamos ter o nosso projeto realizado em dez municípios. O investimento é de R$ 33 milhões para dar ainda mais oportunidades para as nossas juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Diretos Humanos, Nara Borgo.
A mobilização dos jovens na Região de Terra Vermelha já começou em julho. A ideia é que o CRJ atenda a todas as juventudes da região, incluindo jovens que estão fora da escola, em situação de vulnerabilidade social, que tenham sido internos dos sistemas socioeducativo e prisional. Para isso, o equipamento vai estar integrado aos serviços públicos existentes na região, como escolas e postos de saúde.
A implantação do CRJ em Terra Vermelha é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, escolhida após uma ampla seleção pública.
Localização
Os CRJs serão implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz, nos territórios mais vulneráveis em relação à violência.
Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra terão dois CRJs cada um. Nas demais cidades, será um CRJ por município.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida visa a reduzir os índices de violência e criminalidade no Espírito Santo, com foco especialmente em crimes letais – homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte –, atuando em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões com altos índices de vulnerabilidade social.
A implantação dos CRJs integra os 37 projetos do eixo de Proteção Social. Ele conta com a parceria dos municípios e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Texto: Danielly Campos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br