Mais de 700 vagas em cursos de música em sete bairros do Ocupação Social
O Programa Ocupação Social está com 706 vagas abertas para cursos gratuitos de música, com turmas para aulas de canto, violão e percussão. As inscrições começam nesta terça-feira (08) até 18 de maio, no site www.direitoshumanos.es.gov.br, no link Fames nas Comunidades. As atividades são para atender os seguintes bairros: Central Carapina, Bairro das Laranjeiras e Novo Horizonte, na Serra; Bairro da Penha, em Vitória; Barramares, em Vila Velha; Nova Esperança, em Cariacica e Zumbi, em Cachoeiro.
A maioria das vagas ofertadas são remanescentes dos cursos que já estão em andamento nos bairros, mas cujas turmas não estão completas. A única comunidade onde o curso ainda não estava acontecendo é Bairro das Laranjeiras.
As vagas são voltadas, preferencialmente, para moradores de cada bairro, em especial ao público mais jovem, com idade entre 10 a 24 anos.
“Ao todo, 20 bairros já recebem as atividades da Fames. São mais de 3,7 mil oportunidades criadas na área da música, levando os professores até os jovens, com as aulas acontecendo em espaços cedidos pela comunidade”, explica a secretária de Direitos Humanos, Gilsilene Passon.
Detalhes
Após o período de inscrição, a previsão é de que o resultado saia até dia 25 de maio, com a aula inaugural prevista para acontecer no dia 1º de junho.
Há opção de horários nos turnos matutino, vespertino e noturno, para cada curso a ser ofertado, de segunda a sexta-feira, a depender da modalidade escolhida e do bairro. Mais detalhes podem ser encontrados no questionário de inscrição.
As vagas estão divididas por comunidade, sendo: Bairro das Laranjeiras (180 vagas), Central Carapina (55 vagas) e Novo Horizonte (62 vagas), na Serra; Bairro da Penha (104 vagas), em Vitória; Barramares (92 vagas), em Vila Velha; Nova Esperança (93 vagas), em Cariacica; e Zumbi (120 vagas), em Cachoeiro.
Parceria
O projeto Fames nas Comunidades, responsável por oferecer as aulas de música nas comunidades do Programa Ocupação Social, é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O Ocupação Social tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídios de jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.
São 26 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior do Espírito Santo, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o programa busca levar novas oportunidades ao público jovem, em especial com idade entre 10 e 24 anos, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de educação, de geração de renda e socioemocionais.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Telefone: 3636-1334
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br