MAES TONS Edição CRJ: Projeto musical apresenta novos e consagrados talentos do Hip Hop capixaba no próximo sábado (23)
Música, empoderamento artístico e novidades autorais. O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) será palco de uma nova edição do MAES TONS, no próximo sábado (23), realizado em parceria com os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). O evento, que terá início às 16 horas, promove uma imersão cultural que une as artes visuais à música produzida nas periferias da Grande Vitória, criando um espaço de trocas e conexões entre diferentes linguagens artísticas. A entrada é gratuita.
Em novembro, o MAES TONS recebe a Mostra Conexão Labpoca, um projeto que se propõe a valorizar a produção musical das periferias e a promover o diálogo entre esses artistas e o ambiente do museu. A Mostra reunirá nomes consagrados da cultura Hip Hop e da cena musical capixaba, como Kael Santana, Vegano MC, DJ Úrsula e Afronta MC, além de talentos emergentes dos CRJs de Guarapari, Terra Vermelha e São Pedro. O evento oferece aos jovens a oportunidade de mostrar suas produções autorais.
Os CRJs, por meio dos Labpocas (Laboratórios de Potencialidades Capixabas), desempenham um papel essencial na formação com espaços dedicados ao desenvolvimento de habilidades nas áreas de audiovisual, estética, artes visuais, estamparia e música. Nesta edição, o CRJ São Pedro convidou artistas dos CRJs de Guarapari e Terra Vermelha para compor uma programação variada, celebrando as expressões e talentos de diferentes territórios capixabas. Representando o CRJ Guarapari, os artistas Potira, Thay e Liz iniciam a sequência, trazendo performances autorais. Em seguida, o CRJ Terra Vermelha apresenta Vegano MC, Elzóy e Efige, somando ritmos e versos que refletem as vivências do território. O CRJ São Pedro fecha as apresentações com a Cypher São Pedro, Jodizz e Kael Santana, que prometem aquecer a plateia com muita energia.
O encerramento fica por conta da DJ Úrsula, que já atuou como oficineira de DJ em São Pedro, e Afronta MC, educadora de Terra Vermelha, em uma performance que destaca a representatividade e a potência da música periférica. Essa edição do MAES TONS celebra não só a diversidade musical, mas também o papel transformador da arte e da cultura na vida das juventudes capixabas, reforçando o museu como um espaço de expressão e conexão comunitária.
Sobre os artistas:
Jodizz
Começou a carreira no ano de 2019 nas batalhas de rimas como MC e organizador de eventos. Continuou nesse caminho até 2020, quando se encontrou na música. Lançando seu primeiro trabalho, intitulado "Fuck Fake Friends", um single que busca abordar perspectivas e opiniões sobre amizades falsas. Desde então, vem trabalhando na área musical, envolvendo-se em sonorização, performances, produção de videoclipes e distribuição.
Afronta MC
AFRONTA é o vulgo e a mensagem que a jovem artista Joá Vi Pereira escolheu para comunicar seu lugar no mundo. Autointitulada a “Princesa de VV” (Vila Velha), AFRONTA permanece na luta pelo respeito e a dignidade para pessoas trans, pretas e periféricas por meio da Arte. A artista tem 4 Prêmios da Música Capixaba por seus trabalhos com o Rap e o Hip Hop no Espírito Santo.
Vegano MC
Rapper capixaba, artista independente e poeta marginal. Cria da Região 5 Vila Velha. Vegano MC, iniciou a carreira no Movimento Hip Hop, em 2015, rimando por todas as praças, esquinas e escolas da R5, onde coleciona até hoje várias folhinhas e prêmios de batalhas de rima.
Lançou em todas as plataformas digitais o primeiro projeto solo chamado "Quem Dera", com um clipe impactante que emocionou todos aqueles que se identificaram e acompanharam todo o corre desde o começo. Com participação no EP da Gravadora (Pacto Records), segue em busca do espaço na cena brasileira mostrando seu trabalho totalmente underground. O ano de 2025 será muito próspero para o artista.
Kael Santana
Kael Santana, bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), iniciou a trajetória como guitarrista e se tornou cantor e compositor. Influenciado pela música popular brasileira, por grandes nomes, como Djavan e gêneros musicais, como Jazz, Trap, R&B e Pop. Kael tem como sonoridade um mix de flows melódicos, suas rimas e a presença marcante da guitarra que o acompanha no palco, mesclando instrumentos eletrônicos com instrumentos orgânicos.
Cypher São Pedro
É uma apresentação musical composta por cinco artistas jovens da região da Grande São Pedro. Jovens de 14 a 22 anos que encontraram no Trap/rap ferramentas para se expressar, o grupo foi formado a partir das aulas/oficinas com o instrutor Kael Santana do CRJ de São Pedro, como resultado da formação proposta pelo LABPOCA São Pedro.
Jovens de Vila Velha
El Zoy, artista baiano que criou suas raízes na cidade de Vila Velha, iniciando a trajetória artística nas Batalhas de Mc's, se envolveu no movimento Hip Hop com um Flow Único e Lírica Sangrenta. Fundador do Coletivo Terrão Kombat, Pod Falar e CEO da Pacto Mob, gravando suas músicas ganhou reconhecimento na Região 5 com o intuito de dominar o mundo.
EFIGE é um rapper, cantor e compositor capixaba e com diversas outras funções no cenário do HipHop dentro do Estado, tendo em vista sempre a evolução constante, visa a se destacar em todo trabalho que participa, além da necessidade de ter sua liberdade musical, que fez com que realizasse a construção do selo DALAJESTUDIOS, no qual o artista consegue produzir seus próprios singles e trabalhar de forma significativa na obra de diversos outros artistas.
Jovens Guarapari
Thaynara, uma artista negra independente, nasceu no sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim, onde as oportunidades eram escassas. No entanto, Thaynara se reinventou e encontrou na música seu equilíbio e um porto seguro. A trajetória artística de Thaynara transita entre diversos estilos musicais: Blues, R&B, Sul, Drill, Rap e Funk. Como uma artista versátil do gueto, ela tem o dom de levar o público ao ponto mais sensível de suas emoções. Além de cantora, Thaynara também é atriz, pintora e dona do blog Guetothay, onde aborda temas históricos e compartilha sua experiência como artista e mulher negra lutando pela sobrevivência.
Liz Sgrancio, jovem cantora, compositora e produtora independente de 19 anos, natural do Espírito Santo, revela em suas músicas e visuais uma parte do que se passa em sua mente. Ela transforma suas experiências interpessoais em arte, explorando temas profundos e pessoais com sensibilidade única. Sua música estabelece uma conexão autêntica com o público, oferecendo uma jornada introspectiva que reflete sua visão de mundo e a intensidade de suas vivências. Com isso, Liz traz frescor e autenticidade à cena musical independente.
POTIRA é uma artista indígena independente, nascida e criada na Vila Guaibura, em Guarapari. Vagando em vários ritmos, tendo as vertentes do RAP como principal foco, suas músicas trazem críticas sociais e o afeto por trás das lutas do cotidiano. POTIRA também é educadora social sobre território, cultura e meio ambiente, pautas que estão presentes em suas composições.
O projeto Maes Tons
A ideia do projeto Maes Tons é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado. As exposições organizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte.
Também reforçam outras posturas e visualidades que permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como se relaciona com as diversidades. Os convidados do Maes Tons oferecem, em consonância com as exibições do Maes, experiências múltiplas que se expandem também pelo espaço do Museu.
Serviço:
MAES TONS - Edição CRJ
Data: 23 de novembro, Sábado.
Horário: 16h às19h30
Local: Museu de Arte do Espírito Santo – MAES, Auditório do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
Entrada gratuita.
CRJ Guarapari:
Potira;
Thay;
Liz;
CRJ Terra Vermelha:
Vegano MC;
Elzóy;
Efige;
CRJ São Pedro;
Cypher São Pedro
Jodizz;
Kael Santana
Encerramento:
*DJ Úrsula e Afronta MC
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br