Jovens fazem tour pela Sedh e aprendem sobre direitos humanos
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), um tour informativo pelos espaços da Secretaria, localizada no Centro de Vitória, para um grupo de 12 jovens do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e do ProJovem.
A visita fez parte do projeto “Conheça Jovem”, desenvolvido pela Subsecretaria de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, por meio da Gerência de Política para a Juventude. A iniciativa tem como objetivo fazer com que os jovens do Estado possam ocupar e se familiarizar com os mais variados espaços públicos.
Na oportunidade, o grupo conheceu a estrutura e como é o trabalho realizado pela Sedh. No início do tour, os jovens foram recebidos no gabinete pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, para um bate-papo descontraído sobre os Direitos Humanos.
“A nossa intenção é criar uma relação ainda mais forte dos jovens com o Estado. A Sedh está à disposição para o diálogo e para que possamos pensar as políticas públicas não de cima para baixo, mas em conjunto com vocês”, ressaltou Nara Borgo.
A secretária também respondeu as dúvidas dos visitantes sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos e sobre a atuação da Sedh.
O visitante Vinicius Bento Pereira, que veio junto à juventude do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Resistência, em São Pedro III, ressaltou a importância de aprender sobre os direitos humanos. “É importante estar informado. Além de saber sobre o que posso e o que não posso e quais são os meus direitos, o aprendizado adquirido ainda pode me ajudar na escola”, pontuou.
Já o jovem Rodrigo Calezani, do Movimento Brasil Livre, destacou a importância dessa iniciativa. “É importante conhecer a Sedh por dentro, já que desenvolvo projetos com jovens em Cariacica, que, infelizmente, é conhecida pela violência. Entender como a pasta funciona pode agregar ao trabalho” afirmou.
Ainda no Palácio da Fonte Grande, os jovens visitaram as Subsecretarias de Políticas sobre Drogas, Políticas para Mulheres, de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos e a Administrativa, e ainda conheceram o gabinete da vice-governadora Jaqueline Moraes.
Além dos ambientes do Palácio da Fonte Grande, o tour passou pelo Arquivo Público do Espírito Santo, onde os jovens foram recebidos pelo historiador Tiago Alves e puderam conferir a exposição da escritora, pintora e declamadora Kátia Bobbio, e participar de uma visita guiada para conhecer um pouco mais sobre a história do Espírito Santo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334