17/08/2023 10h24 - Atualizado em 17/08/2023 10h27

Jovens do CRJs Feu Rosa e Novo Horizonte se formam em cursos de culinária no Senac

Jovens dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) Feu Rosa e Novo Horizonte, na Serra, se formam em três cursos de culinária, nesta quinta-feira (17), a partir das 15h, no Senac Serra, em Pontal de Jacaraípe, no mesmo município. A qualificação é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Senac.

A formatura é dos cursos Técnicas de Confeitaria, Doces finos para festa e Preparo de pizzas, que aconteceu nos últimos meses. Os (as) jovens fizeram as qualificações de graça e vão poder gerar renda nas comunidades que estão inseridos (as).

“Esta é uma importante parceria que firmamos com o Senac para que os jovens dos CRJs avancem na formação técnica, melhorando sua qualificação para o mercado de trabalho. Em Vila Velha, tivemos recentemente jovens que aprenderam barbearia em uma oficina no CRJ Terra Vermelha e continuaram a estudar e foram diplomados em um curso profissional pelo Senac Vila Velha. Agora celebramos essa conquista dos jovens na Serra. Muito importante essa união de forças de instituições que acreditam e investem nas juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.   

Segundo o gerente de Programas e Projetos Sociais do Senac-ES, Romulo Gomes, é significativo para o Senac-ES ter sido escolhido pela Secretaria de Direitos Humanos para qualificar, certificar e encaminhar para o mercado de trabalho os jovens atendidos pelos Centro de Referência da Juventude em vários municípios do Estado.

“Começar essa parceria para qualificação e empregabilidade na Serra, mas que já envolveu Vila Velha, Aracruz e Linhares, é motivo de orgulho para todos nós. E algo que vem sendo pensado pela perspectiva desses jovens, que vivem em contexto de periferia. Foi a trilha profissional que mais faz sentido para cada um, como gastronomia, tecnologias, idiomas, informática, entre outros. O Senac-ES vem atuando para intensificar o desenvolvimento da tecnologia social e ter as juventudes do nosso Estado como aliadas”, disse.

Para o presidente da Adesjovem, entidade que faz a gestão do CRJ Feu Rosa, Gabriel Roccon, as parcerias são muito importantes na rede de encaminhamentos que o CRJ Feu Rosa tem proporcionado aos jovens atendidos. “Por meio dos cursos do Senac, tem sido possível desenvolvermos trilhas de formação, para expandir as oportunidades de geração de renda, atreladas a uma capacitação de qualidade, que vai desde o preparo dos alimentos às estratégias de comercialização e divulgação, como no caso dos cursos de culinária”, pontuou.

Já a coordenadora do CRJ Novo Horizonte, Leo Fagundes, os cursos garantem o direito à profissionalização, previsto no Estatuto da Juventude. “O jovem tem direito à profissionalização, ao trabalho e à renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social, que é o artigo 14 do Estatuto da Juventude 2013. Observou-se o interesse dos jovens na profissionalização e mundo do trabalho. Eles estão sendo acompanhados, uma vez que muitos vislumbram a culinária e a estética como possibilidade de trabalho e geração de renda. Sendo assim, o diálogo e a parceria com o serviço de aprendizagem potencializaram os resultados das ações de educação profissionalizantes e contribuiu para o desenvolvimento econômico e social dos jovens assistidos do CRJ Novo Horizonte”, explicou.

 

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em juventudes.es.gov.br.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras