01/10/2021 14h39

Estagiárias da SEDH apresentam projeto na Câmara Técnica do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

As estagiárias da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Escarllat Corbelari Cardoso e Juliana Vitória Nascimento da Silva, apresentaram um projeto de intervenção acadêmica na Câmara Técnica do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, nessa quarta-feira (29), recebendo elogios das participantes. As duas atuam na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, por meio do Programa Jovens Valores.

O projeto de intervenção acadêmica intitulado “Gestão Conectada” é aliado ao projeto estratégico do Governo do Estado de adesão ao Pacto Estadual pelo Enfretamento à Violência contra as Mulheres, que tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias e estratégias para realização da adesão ao referido documento.

No projeto, as estagiárias identificaram a necessidade de estabelecer estratégias e rotina de contato com os municípios, de modo a incentivar a interação entre eles e com a SEDH.

O projeto “Gestão Conectada” contribui para a articulação e comunicação contínua dos municípios com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, de forma a garantir a efetivação das ações referentes ao Pacto Estadual. Como experiência-piloto, inicialmente serão contemplados os municípios das microrregiões central serrana e litoral sul.

“Temos acompanhado o trabalho de Governo e desenvolvemos o projeto por acreditar que é de extrema importância para a articulação contínua da Subsecretaria de Políticas para Mulheres com os municípios”, pontuou Juliana Vitória. “Sem contar a satisfação de saber que estamos contribuindo para uma política pública e para nossa formação profissional”, completou Escarllat Cardoso.

Vale ressaltar que até esta sexta-feira (1º), dos 78 municípios do Espírito Santo, 64 já firmaram o acordo de cooperação com o Governo do Estado. A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, que também atua como supervisora de campo do projeto, explicou que se sente orgulhosa.

“É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento das nossas ‘Jovens Valores’ Juliana e Escarllat. Acompanhar todo o processo, desde a identificação da necessidade a partir da observação da realidade e vivência no cotidiano da subsecretaria até a proposição de respostas criativas e inovadoras. Não tenho dúvidas que será uma valiosa contribuição para a Subsecretaria, mas principalmente, mesmo que indiretamente, para afirmação e promoção da vida das mulheres. Elas tiveram também grande receptividade e receberam muitos elogios provindos das participantes da Câmara Técnica”, destacou a subsecretária.