Estado Presente: jovens indígenas de Aracruz vão aprender língua tupiniquim pelo CRJ
Para evitar a extinção de uma das línguas ancestrais brasileiras e valorizar a cultura indígena, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz oferta a Oficina de Tupiniquim em 2023. As inscrições já estão abertas para o preenchimento de 25 vagas.
São 30 horas de oficina com o indígena Tiago Mateus, da Aldeia Córrego do Ouro. Como há povos tupiniquins no município, os jovens indígenas de 15 a 24 anos vão ter a oportunidade de fazer uma vivência com os nativos para a prática da língua na Aldeia de Irajá, no município.
As inscrições podem ser feitas na Cabana Central da Aldeia de Irajá, onde as aulas vão acontecer, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h. Atualmente, as tribos tupiniquins têm o português como primeira língua. Nos últimos anos, o idioma tem sido ensinado nas aldeias como segunda língua.
Podem participar jovens de 15 a 24 anos da Aldeia de Irajá e das aldeias Tupiniquins do município. O CRJ Aracruz vai providenciar transporte e alimentação, além do material necessário para a realização da oficina.
“O objetivo é fazer o resgate cultural dessa língua ancestral. Essa importante ação social do CRJ Aracruz é uma valorização concreta da cultura indígena e vem garantir os direitos desses jovens”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Inscreva-se:
Oficina de Tupiniquim
Inscrições: dezembro de 2022.
Local: Cabana Central da Aldeia de Irajá, em Aracruz.
Aulas: janeiro de 2023
Quem pode: jovens indígenas de 15 a 24 anos de Aracruz.
Telefone: (27) 99861-1548.
CRJ Aracruz
O CRJ Aracruz oferta serviços de qualidade às juventudes do município. O imóvel, cedido pela prefeitura, tem três pavimentos com salas multiuso, de dança, espaços de convivência, laboratório de informática, espaço para a prática de esportes e teatro anexo para atender os jovens de 15 a 24 anos.
Gratuitamente, as juventudes podem fazer cursos, oficinas para a geração de renda, usar espaços para trabalhos coletivos ou estudo, além de laboratório criativo. O CRJ oferta auxílio-transporte, passeios, entre outros.
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ de Aracruz é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e historicamente mais atingidas pela violência.
Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br