28/01/2019 11h21

Entrevista com a Secretária de Direitos Humanos do ES

Nara Borgo Cypriano Machado é advogada mestre em Direito Penal, formada pela Universidade de Castilla La Mancha, na Espanha, e pela Universidade de Mar Del Plata, na Argentina. Professora universitária, Nara também foi secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória-ES de 2016 a 2018, vice-presidente da OAB/ES, conselheira estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Pessoas na FGV e encara o desafio de representar o Espírito Santo na pasta de Direitos Humanos.

Secretária, como a senhora recebeu o convite do governador Renato Casagrande para assumir a SEDH?

O convite chegou para mim em meados de novembro de 2018. Fiquei muito feliz e surpresa. Eu estava na Prefeitura Municipal de Vitória há pouco mais de dois anos e meio e tinha outros planos. Considero que o convite foi fruto de um trabalho que venho realizando com os Direitos Humanos há mais de 10 anos, na militância, ministrando palestras e aulas e também na PMV. Foi muito gratificante saber que o governo, de certa forma, reconheceu este trabalho. Me senti muito honrada.

Estamos vivendo um momento no Brasil em que a gente precisa estar à disposição dos direitos humanos, tratando com muito respeito as causas que envolvem a promoção e a defesa dos direitos humanos. Isso foi uma das minhas motivações para aceitar o convite feito pelo governador. Acredito que no governo Casagrande teremos a possibilidade de trabalhar o fortalecimento das ações de políticas públicas que envolvem o tema.

Você é atuante em Direitos Humanos há mais de 10 anos. O que fez a senhora escolher esta área?

Acho que ninguém escolhe ser militante de Direitos Humanos, é a área que nos escolhe.  Sou advogada criminalista e sempre trabalhei com sistema penitenciário. Por conhecer de perto a situação das pessoas encarceradas e de suas famílias, fui fortalecendo a minha militância, que começou com a luta contra a violação dos Direitos Humanos no sistema penitenciário. Informalmente, estou envolvida com a luta dos Direitos Humanos desde 2001, quando concluí o curso de Direito.

Quais são as suas prioridades dentro da SEDH?

Aqui no Espírito Santo temos que ter um olhar diferenciado para a juventude, especialmente a juventude negra, tendo em vista o alto índice de homicídio que afeta essa população – que é um dos maiores do país; para os direitos da população negra; para a questão da mulher, pois somos um dos estados com maior índice de violência contra a mulher no Brasil; e para a questão LGBT. Há algum tempo, a Unesco declarou que o Espírito Santo é um dos estados mais homofóbicos do país.

Em sua opinião, qual será o maior desafio como Secretária Estadual de Direitos Humanos?

Com certeza serão vários os desafios, mas acredito que o maior deles é fazer a população compreender o que são, de fato, os Direitos Humanos. Saúde, educação e segurança, por exemplo, são direitos humanos. As pautas que estão ligadas à Secretaria estão intimamente ligadas à proteção da vida. Porém, existe hoje uma leitura equivocada do que seriam os Direitos Humanos, como se fosse algo ruim para a sociedade, quando, na verdade, são direitos fundamentais garantidos a qualquer ser humano. O desafio é quebrar este preconceito. O objetivo é garantir que todas as pessoas tenham os mesmos direitos, por isso é tão importante que todos conheçam o que são os direitos humanos para que a gente consiga efetivá-los.

Nosso papel como Secretaria será fomentar a promoção, a garantia e a defesa dos Direitos Humanos em todo o Estado, fazendo com que todas as pessoas tenham acesso às políticas públicas. Para tal, iremos estreitar a relação com todos os municípios e colocar esta pauta ainda mais forte no Estado.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH