06/12/2019 14h55

Entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos será no dia 10 de dezembro

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), juntamente com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) realizam, no próximo dia 10, a cerimônia de entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2019. O evento, que acontece no dia em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, será realizado no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, às 10 horas.

Este ano foram indicados para receber o Prêmio duas personalidades e uma entidade não governamental que se destacaram na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos no Estado. São eles: Sandra Maria Reis e Maria Beatriz Nader, na categoria “personalidade”, e o Grupo Coral Serenata, na categoria “entidade não governamental ou movimento social”.

O evento faz parte da programação da XI Semana Estadual de Direitos Humanos, que tem como tema “(R)Existência! Direitos Humanos na Pluralidade contra Desigualdades”.

Conheça os homenageados de 2019

Sandra Maria Reis – 49 anos, mulher, negra, mãe de três filhos e avó de sete netos, merece especial destaque por suas ações, condutas e atividades de promoção e defesa dos direitos humanos no Morro da Piedade, em Vitória. Ela busca dar visibilidade às demandas das famílias que moram na região, pautando-se pelo pleno e efetivo exercício da cidadania, respeito à diversidade sociocultural e superação da pobreza e da desigualdade social. Sandra é tia de Ruan e Damião Reis, brutalmente assassinados na madrugada de 25 de março de 2018.

Maria Beatriz Nader – Professora que se destaca na promoção dos direitos a uma educação plural, multicultural e democrática no estado do Espírito Santo. Ela é professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência – LEG-UFES. Ao longo de sua trajetória humana e profissional, tem atuado na defesa dos direitos humanos das mulheres, das relações igualitárias entre gêneros, na promoção de relações étnico-raciais equânimes, em defesa da diversidade e de uma educação democrática plena. Sua vida profissional é pautada na ética e em valores como justiça social e cidadania.

Projeto Serenata – Grupo Coral Serenata – Em 2010, ao observar o gosto de estudantes por músicas com linguagem inapropriada para a idade, com apologia à violência e às drogas, a professora Luciene Pratti, da Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Mauro Braga, de Vitória, criou o Grupo Musical Serenata, a fim de ampliar o repertório e possibilitar acesso a outros gêneros musicais. O grupo atua na comunidade do Morro do Quadro e adjacências, mobilizando cerca de 80 crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas da região por meio da música. Sua existência visa a compartilhar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de pessoas, estimular o pensamento crítico, a criatividade e o aprendizado numa perspectiva sóciotransformadora. Hoje o Coral Serenata apresenta resultados na vida dos seus alunos participantes, como a melhora no desempenho escolar, contribui para uma participação ativa no sujeito e sociedade, acesso à cultura, inclusive a novos ritmos e estilos musicais, a elevação da autoestima dos adolescentes e de jovens participantes, e no envolvimento sócio familiar nas atividades do grupo. Realiza apresentações no Estado e fora dele, como no Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando a história, a cultura e os sonhos de cada integrante do grupo.

Letícia Passos
leticia.freire@sedh.es.gov.br