11/06/2019 14h20 - Atualizado em 11/06/2019 14h25

Debates de Políticas sobre Drogas acontecem na última semana de junho

Com a temática “Política Sobre Drogas em Debate: Drogas e Direitos Humanos”, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas (Sesd) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), realizará, entre os dias 24 e 28 de junho, a Semana Estadual sobre Drogas.

A iniciativa visa à realização de diversos eventos para abrir e fomentar o debate sobre a questão das drogas, tanto na esfera municipal, quanto na estadual e nacional. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca o principal objetivo da Semana.

“A intenção é envolver o maior número de pessoas que pudermos numa discussão séria e fundamentada a respeito do consumo de drogas e seus reflexos na sociedade, promover a mobilização da população e incentivar a interação de todos os órgãos competentes para que estratégias e políticas efetivas, que respeitem os direitos humanos, sejam construídas em conjunto”, destacou.

Serão desenvolvidas atividades pela Federação Espírita do Espírito Santo, CAPSad de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, Unidade de Referência em Saúde Mental de Domingos Martins e Instituto Jones dos Santos Neves.

Os eventos da Semana Estadual Sobre Drogas são voltados, principalmente, para profissionais e estudantes da área, educadores, usuários dos serviços, além da população em geral. As ações são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.

Seminário Sobre Prevenção na Escola

No dia 28 de junho, a professora Bernadete Maciel, coordenadora nacional de Prevenção da Federação Amor Exigente, estará presente no Auditório da Sedu, em Santa Lúcia, Vitória para realizar um seminário que terá como tema central a “prevenção às drogas nas escolas”. O encontro, que acontecerá das 09h às 12h, é uma realização da Sedh e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e apoio do Coesad.

Sobre a Semana Estadual Sobre Drogas

A Semana Estadual sobre Drogas vem acontecendo no Estado desde 2001 e conta com parcerias de organizações governamentais, empresas privadas e de organizações da sociedade civil, tendo como objetivo promover a mobilização da população e despertar a atenção para ações que são desenvolvidas tanto nas áreas da saúde, educação, segurança pública e trabalho, quanto no que se refere à reinserção social, redução de danos sociais à saúde, fiscalização, além de repressão ao tráfico de drogas e à violência social que decorre do vício.

As ações da Semana Estadual sobre Drogas são de realização da Sedh, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas sobre Drogas e do Coesad, em acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas.

Os eventos são realizados pelas diversas secretarias e órgãos que integram o Coesad, bem como prefeituras municipais, conselhos municipais, organizações governamentais, organizações da sociedade civil, empresas privadas, entre outros.

Confira a programação completa da Semana Estadual Sobre Drogas

Eventos da Federação Espírita do ES

De 01 a 30/06
Hora: 9h (domingos), 15h (sábados) e 20h (quintas-feiras)