22/03/2023 09h14

CRJS são destaque no maior evento internacional de Direitos Humanos

Lideranças mundiais que participam do III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, que acontece nesta semana, em Buenos Aires, Argentina, conferiram todos os passos de implantação dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) no Espírito Santo.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ministrou palestra na tarde desta terça-feira (21), sobre o tema. Ela explicou o funcionamento dos Centros, que oferecem diversos serviços públicos gratuitos para as juventudes de 15 a 24 anos e representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente em Defesa da Vida.

 “Com os CRJs, estamos atendendo de fato a população que mais precisa, a de maior vulnerabilidade social. A maioria das juventudes é negra e tem família com renda de até um salário mínimo. O serviço é considerado ótimo ou bom para 96% das pessoas atendidas pelo serviço”, afirmou Nara.

Participaram também da palestra a assessora especial Raiana Rangel e a gerente de Juventude, Fabricia Barbosa, que fizeram contribuições importantes para a apresentação.

“Muito nos orgulha levar esta importante política pública para o Fórum internacional, poder compartilhar nossa experiência, nossos resultados e as metas pelas quais estamos trabalhando diariamente para oferecer aos jovens capixabas oportunidades e acesso a serviços e conhecimento”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Para a assessora especial, Raiana Rangel, o grande diferencial de sucesso de implantação dos CRJ foi o diálogo com as juventudes e comunidade. Já para a gerente de Juventude, Fabrícia Barbosa, é fundamental a integração do projeto com outras políticas públicas em execução do Governo do Estado. “Os CRJs fazem parte de uma Gerência e Subsecretaria de Juventude. Eles eram diretrizes do Plano de Políticas para as Juventudes que publicamos e também somam ao Fundo que criamos”, disse.  

O III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023 têm mais de mil atividades, entre palestras, debates, apresentações audiovisuais, intervenções culturais, simultaneamente, nas quatro sedes oficiais do evento. O Fórum é realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

CRJs

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado inaugurou 14 CRJs nas áreas de maior vulnerabilidade social, em dez cidades atendidas pelo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus). Mais de 16 mil jovens de 15 a 24 anos foram atendidos e realizaram cursos, oficinas de geração de renda, empréstimos de equipamentos, uso de salas de computador para trabalho ou estudo, entre diversos serviços oferecidos.

Estado Presente  

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras