25/05/2023 10h41

CRJS do Governo do Estado são destaques no Jornal Nacional

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), que são os  espaços do Governo do Estado para a prevenção de violência e a garantia de direitos, foram destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, no último sábado (20). A reportagem apresentou dois jovens atendidos pelos CRJs e que tiveram suas vidas transformadas a partir do trabalho desenvolvido.

Jamilly dos Santos, que estudava no CRJ São Pedro, em Vitória, e teve orientação para a carreira profissional na unidade, contou que passou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Letras. Já Andrei dos Santos Panetto, atendido no CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha, foi levado por um amigo para cortar cabelo no CRJ, fez oficina de barbearia no espaço, depois se profissionalizou com curso técnico no Senac, por meio do CRJ. Agora, ele está cortando cabelo na comunidade e gerando renda.

Os casos foram gravados pela equipe da TV Gazeta, no dia 30 de março deste ano. O material foi editado em São Paulo e acrescentado outras iniciativas de sucesso para as juventudes dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os CRJs ofertam, gratuitamente, para jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, computador para jogos, trabalho e estudo, empréstimo de equipamentos e salas, passeios, passagens interestaduais e municipais.

“Quando a gente vai à comunidade com os CRJs, a gente leva cultura, lazer e oportunidades em locais em que muitas vezes esses jovens não têm acesso. O Governo do Estado fez o maior investimento da história na implantação de 14 CRJs em dez cidades. Estamos fazendo a diferença nas comunidades do Programa Estado Presente, transformando vidas”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras