19/03/2024 12h44

CRJ Terra Vermelha recebe residência do Clube do Vinil nesta sexta-feira (22)

Foto: André Pega a Visão
Apresentação no CRJ Novo Horizonte, na Serra.

Música, cultura, debate, histórias envolventes e, claro, muita discotecagem! É assim que tem sido as residências artísticas do Clube do Vinil nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) da Grande Vitória. Na próxima sexta-feira (22) será a vez das juventudes do CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha, assimilarem esse conteúdo empolgante e lúdico.

O projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”, será realizado a partir das 15h, e traz um repertório variado de black music, que transita entre o samba, o funk, o hip hop e outros gêneros musicais nacionais e internacionais.

A residência dá ênfase ao conhecimento prático e teórico, de modo divertido e prazeroso, utilizando a música como um agente facilitador do ensino-aprendizagem, a partir da interpretação e reflexão de letras, capas e ritmos presentes em LPs que refletiram (e refletem) o contexto histórico da cultura negra nos meios fonográfico e social. O “Vinil nos CRJs” tem como facilitador o professor e músico Júlio Thomaz e conta com a produção do jornalista e produtor Leo Cobal, integrantes do Clube.

A residência é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Artes Integradas – Multilinguagem, da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa conta ainda com apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poien) e da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Já foram realizadas residências nos CRJs São Pedro, São Torquato e Novo Horizonte proporcionando aos jovens uma experiência única onde eles puderam discotecar, dançar e debater sobre os artistas - como os capixabas Edson Papo Furado, do samba, e MC Jefinho Faraó, do funk. O projeto vai se estender ainda por outros CRJs da Grande Vitória (veja a programação completa abaixo).

Residências do Vinil

As residências artísticas oferecem oportunidades para debates sobre temas relevantes, bem como reflexões sobre a arte do vinil, contribuindo com a formação de jovens protagonistas. Com foco na MPB, no samba e no funk, o projeto apresenta inúmeros artistas brasileiros consagrados, entre os quais destacam-se Elza Soares, Clara Nunes, Sandra de Sá, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Tim Maia, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Luiz Gonzaga, Cassiano, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Mano Brown além de nomes capixabas, como Edson Papo Furado e MC Jefinho Faraó.

Também compõem a programação, artistas e grupos estrangeiros, como The Jackson 5, Marvin Gaye, Steve Wonder, The Temptations, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Aretha Franklin e Tina Turner, destacando importantes vozes femininas que fizeram a história
da música.

Clube do Vinil

Com quase 20 anos de atividades, o clube abrange em suas apresentações histórias de músicas, álbuns e artistas, contextualizando os momentos político, cultural e econômico do período em que cada disco foi gravado. O Clube desenvolve projetos em torno de seu vasto acervo musical formado por cerca de 20 mil LPs.

Entre os projetos realizados está a produção de eletivas e residências artísticas em diversas escolas das redes públicas estadual e municipais dentro e fora da Grande Vitória, com apresentações também em outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica.

Programação:

22/03 (sexta-feira)