28/06/2019 20h07

Com o tema prevenção, Seminário encerra a Semana Estadual Sobre Drogas

O auditório da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), em Santa Lúcia, recebeu na manhã desta sexta-feira (28) o Seminário sobre “Prevenção nas Escolas”, que teve como palestrante a professora Bernadete Maciel, coordenadora nacional de Prevenção da Federação Amor Exigente, de São Paulo. 

O evento encerrou a programação da Semana Estadual Sobre Drogas, uma realização do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), com apoio da Subsecretaria Estadual de Políticas sobre Drogas da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedh).

Na abertura do Seminário, o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Sedh, Carlos Lopes, destacou a importância de uma abordagem assertiva ao se falar em prevenção às drogas. 

“As políticas de prevenção e educação sobre drogas devem fugir de um apelo mais moralista e se pautarem na afirmação de valores desses sujeitos, bem como em políticas que busquem minimizar os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção social. É importante que a abordagem seja centrada na construção de um projeto de vida desse indivíduo, em que as drogas não se apresentem como uma alternativa viável de satisfação e preenchimento dos vazios existenciais, mas que ele consiga enxergar, através do sistema de ensino, igualdade de oportunidades para realização e consolidação de suas aspirações pessoais”, enfatizou. 

Já a professora Bernadete Maciel, em sua palestra, enfatizou a importância do papel da família na prevenção, bem como dos exemplos, dos valores e dos limites ensinados. “A prevenção é construída dia a dia, então para que se consigam ações preventivas, é necessário um movimento em todos os setores. É preciso que o pai, a mãe ou o responsável pela criança façam um autoconhecimento e, a partir disso, construam valores fortes que devem ser aplicados dentro de casa, como exemplo. A criança não adquire valores se eles não forem vivenciados no seio da família”, enfatizou.

De acordo com Ernani Carvalho do Nascimento, representante da Sedu no Coesad, o Seminário superou as expectativas. “Muito interessante que a palestrante fala de prevenção sem precisar falar de drogas. Ela trata o assunto de uma maneira atual, trazendo conceitos de um mundo melhor e de esperança. Sendo assim, faz-se um trabalho de prevenção também com o professor, oportunizando um momento até mesmo terapêutico e existencial”, opinou.

Sobre a ONG

Atuando há mais de três décadas, o Amor Exigente é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com o apoio e a orientação às pessoas com dependência química e seus familiares. Atua, principalmente, junto às famílias e escolas, sensibilizando sobre a necessidade da prevenção em relação ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras