23/02/2016 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 14h34

Pesquisa do Ocupação Social chega à cinco cidades do interior

A partir da segunda quinzena de março, oito bairros de cinco municípios do interior do Estado vão receber as pesquisas de campo do Ocupação Social. O trabalho será realizado em parceria entre as equipes técnicas do Governo do Espírito Santo e das prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Pinheiros e São Mateus, envolvendo os moradores das áreas que serão atendidas pelo programa de prevenção e de redução da vulnerabilidade juvenil à violência.

Na próxima semana, uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae) vai se reunir com as equipes municipais e representantes dos oito bairros para definir como será realizada a pesquisa nessas regiões. Haverá uma reunião por município.

“Hoje, os 17 bairros da Grande Vitória que foram incluídos no Projeto Estruturante Ocupação Social estão com as pesquisas em andamento ou já tiveram o trabalho concluído. São regiões de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra que, assim como no interior do Estado, concentram historicamente o maior número de vítimas de homicídios. Agora chegamos às cinco cidades do interior, onde pretendemos realizar o mesmo trabalho, buscando conhecer mais dessas regiões, especialmente dos jovens que vivem nesses bairros, nosso principal público”, explica o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Pesquisa

Os pesquisadores serão capacitados por servidores do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), responsável pela pesquisa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Na primeira fase do trabalho, são levantadas características sociais desses bairros, assim como georreferenciados os pontos de interesse, a exemplo dos equipamentos públicos (escolas, unidades de saúde, postos policiais), do comércio local e de áreas de lazer. “Os pesquisadores ainda entrevistam moradores adultos desses bairros, ao menos um por rua, para nos ajudar a traçar um perfil da região”, explica o secretário Evaldo Martinelli.

Concluída a etapa do diagnóstico, os pesquisadores voltam a campo para conversar com crianças, adolescentes e jovens (de 10 a 24 anos) que moram nessas regiões e estão fora da escola. A previsão é de entrevistar mais de 3,5 mil jovens nesses cinco municípios.

Aprendizado

Os dados serão fundamentais para entender melhor o que querem os jovens moradores dessas localidades. “São os jovens de 15 a 24 anos que representam quase 40% dos homicídios do Estado, e o Ocupação Social tem como principal objetivo mudar essa realidade, levando oportunidades e abrindo novas portas", frisa Martinelli.

A previsão é de concluir as pesquisas em três meses, até o final do primeiro semestre deste ano. Os bolsistas serão divididos em grupos formados por, no mínimo, quatro pesquisadores. E as comunidades são envolvidas em todo o processo, com as associações reconhecidas pelas prefeituras como principal articulador e mobilizador.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça