Bairro das Laranjeiras - A Arte Viva

BAIRRO DAS LARANJEIRAS – SERRA

CAPOEIRA - A ARTE VIVA

Aula de capoeira no projeto A Arte Viva

O Projeto Capoeira – A Arte Viva tem como objetivo o engajamento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio do desenvolvimento de atividades relacionadas à prática esportiva e cultural, contribuindo, assim, para o envolvimento dessas crianças e adolescentes. O projeto conta com as famílias como corresponsáveis neste processo de inclusão social, utilizando-se do esporte, cultura e lazer como ferramentas capazes de motivar, envolver, interagir e construir valores e princípios indispensáveis para a construção de um projeto de vida.

É um esforço de voluntários para o engajamento comunitário em prol do acolhimento de crianças e adolescentes, dando sua contribuição para a formação de seres humanos melhores, utilizando a capoeira como instrumento no processo de desenvolvimento, interação, integração e, sobretudo, como inclusão social de seus assistidos, além de proporcionar o incentivo ao ensino da educação ambiental como forma de propiciar o bem-estar social.

O projeto atende a muitas crianças da Região da Grande Jacaraípe e, em 2017, comemorou seu nono ano de atividades. Entre os objetivos específicos estão o estímulo a crianças e adolescentes à prática de esporte, cultura e lazer através da Capoeira; o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes; a orientação de crianças, adolescentes e das respectivas famílias para a rede de serviços públicos e privados capazes de dar suporte a famílias carentes; a promoção de encontros com outros grupos esportivos e culturais, visando o convívio e a interação com grupos diferentes, de modo a proporcionar trocas de experiências e convívio sociocultural; e a introdução e/ou ampliação da consciência ética dos valores humanos no convívio social.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Para execução do projeto “Capoeira – A Arte Viva” foram adotadas ações de conhecimento sobre a cultura da capoeira e de sua história como uma das raízes de um país multirracial. São realizadas oficinas com aulas práticas de capoeira, bem como aulas de instrumentos próprios da capoeira e de cantos de músicas de rodas de capoeira.

Por se tratar também de um esporte, a capoeira pressupõe também o preparo físico do corpo, da alma e da mente das crianças e adolescentes. As aulas práticas implicam na preparação física de treinamento nos níveis básico, médio e avançado . A preparação propõe o desenvolvimento físico e cultural dos alunos, coordenação motora, explosão, velocidade, canto e a Roda de Capoeira.

Serão aplicadas seis oficinas, em um prazo de 12 meses, para 420 alunos:

- Trabalhos de expressão corporais e rítmicos;

- Encenação teatral de trechos da história da capoeira;

- Formação de grupos musicais, tipo fanfarras ou orquestras, com instrumentos e ritmos da capoeira, para apresentações em evento na comunidade e em escolas;

- Produção de músicas de capoeira, retratando a realidade da comunidade;

- Desenvolvimento de atividades com gingas, golpes, floreios, esquivas e movimentos;

- Rodas de capoeira.

CAPOEIRA - A ARTE VIVA

Endereço:

Rua Guaicurus, 826 – Bairro das Laranjeiras – CEP.: 29175-599 – Serra - ES

Contatos:

Facebook - https://www.facebook.com/Nikimba-Kasca-Grossa

EQUIPE

Nilson Pereira da Silva - Professor de capoeira

Marcio Claudio Pereira Ramos - Orientador social e conselheiro em dependência química

Gabriel Isidoro de Souza - Monitor de capoeira do projeto

Aldemias Alves Gomes - Administrador de empresa e Gestor do Projeto

Leandro Assis da Silva - Advogado -Departamento Jurídico do projeto

Marli de Oliveira Miranda Alves - Enfermeira e Orientadora social do projeto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard