Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas - OCID

A questão da produção e consumo de drogas acompanha a humanidade desde tempos imemoriais e sempre foi ponto importante da organização da sociedade. Desde o seu potencial curativo até o seu potencial destrutivo, há que se olhar para a temática com cuidado, seriedade e transparência. Destarte, a construção e divulgação de conhecimento gestado de forma séria e comprometido com o bem-estar humano, ou seja, longe de preconcepções alienantes, é algo essencial. É nesse contexto que se insere o projeto de construção de um Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas – OCID.

O OCID, aqui apresentado, situa-se como ferramenta central e estratégica para a efetivação dos objetivos traçados no eixo “estudos, pesquisas e avaliações” do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas – Rede Abraço, uma vez que é o instrumento de substancialização do esforço contínuo e sistêmico de realização de levantamentos, estudos, pesquisas, avaliações que desenvolvam um olhar minucioso e preciso sobre a questão da droga no Espírito Santo. O OCID é também plataforma privilegiada para divulgação de dados que tenham a droga como tema e que advenham de diferentes frentes como educação, saúde, justiça, direitos humanos, segurança pública, bem como os dados de execução da Política Estadual sobre Drogas.

Para tanto, o OCID almeja se constituir como um ponto de convergência de produção e divulgação de dados, conhecimentos e experiências na área. Pretende abranger dados produzidos pelo Governo do Estado em suas inúmeras facetas, e dados construídos por colaboradores externos, de modo a garantir a diversidade e a pluralidade de olhares. Uma vez constituído, esse material é importante para fomentar campanhas, formações, estudos longitudinais e avaliações de impactos que se voltam tanto para os gestores e trabalhadores das políticas públicas quanto para a sociedade civil.

O OCID se apresenta como um ponto de ampliação e qualificação dos olhares da temática das drogas, para que, desde sua concepção ao seu monitoramento, passando pela execução, as Políticas sobre Drogas efetivadas no Estado do Espírito Santo possam se voltar para aqueles que dão sentido as suas prerrogativas.

Acesse o Observatório: https://ocid.es.gov.br/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard