Cartela de projetos

Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres

  • O projeto dos Centros e Núcleos de Atendimento tem como objetivo implantar 04 Centros e 06 Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência, contribuindo para a erradicação de toda a forma de violência contra as mulheres, bem como do resgate e fortalecimento de sua cidadania, através da ampliação e fortalecimento da rede de serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência no Estado do Espírito Santo, até 2022. 

Status: Atualmente encontra-se em fase de finalização do Edital de Chamamento Público para seleção de Organizações da Sociedade Civil para realizar a gestão do Núcleo a ser instalada na Microrregião Central Serrana, primeiro a ser implantado.  Para a execução das atividades dos equipamentos foi elaborado o Manual de Diretrizes, Normas e Procedimentos para o funcionamento dos Centros e Núcleos (criar link para acessar o documento)

  • O projeto Unidades Móveis de atendimento às mulheres do Campo tem como objetivo implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo assim, a orientação adequada e, principalmente o acesso as mulheres que vivem no campo aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência. 

Status: Em decorrência da pandemia, as atividades foram suspensas porque as intervenções realizadas nas localidades geram aglomeração, uma vez que são mobilizados vários serviços oferecidos pelos municípios.  A previsão é de retomada a partir do segundo semestre de 2021.

  • O projeto Campanha de Prevenção e Combate à Violência contra meninas, adolescentes e mulheres, tem como objetivo promover campanhas de prevenção à violência contra as mulheres. 

Status: O projeto está em elaboração.  Mas e é importante destacar que a SEDH, através da SUBPM, em conjunto com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) estão em processo de firmar termo de cooperação para viabilizar campanhas de prevenção à violência nas localidades cortadas pela malha rodoviária estadual que receberão obras da Programa de Eficiência Lógistica.

  • O projeto Mulheres (In)formadas tem como objetivo proporcionar às mulheres participantes de cursos de qualificação profissional realizados no âmbito do Programa Agenda Mulher, formação inicial para igualdade de gênero a partir da compreensão das desigualdades sociais, étnicas e raciais que permeiam as relações de gênero e que sustentam as diferentes práticas de violência contra às mulheres, contribuindo para a promoção do respeito à diversidade e garantia dos direitos.

Status: o projeto foi readequado e deve iniciar as formações no segundo semestre de 2021.

  • O projeto Adesão ao Pacto tem como objetivo firmar a adesão dos 78 municípios ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Para isso incentiva tanto a adesão formal por meio da assinatura do acorde de cooperação, como também pretende realizar uma formação intersetorial junto as quatro macrorregiões do Espírito Santo.

Status: Atualmente são 53 municípios que já assinaram o termo de cooperação e as formações estão previstas para serem realizadas no segundo semestre de 2021, em razão da pandemia. NO ano de 2020 foram realizados 04 encontros virtuais como estratégia para visibilizar o Pacto.

  • O projeto Escolas Plurais tem como objetivo promover nas instituições estaduais a formação inicial e continuada para igualdade de gênero, raça e etnia e o reconhecimento das diversidades e prevenção a violência contra às mulheres.  Toda a dinâmica do projeto está sendo articulada junto a Secretaria de Estado de Educação (SEDU).

Status: Em razão da pandemia a proposta dee que ser reformulada. A previsão de realização da formação é no segundo semestre de 2021.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard